Agende uma Consulta

Doença de Moyamoya

Por: Gonzalo Castillo 27 de julho de 2021

O termo Moyamoya quer dizer “semelhante a fumaça”. A doença de Moyamoya é uma doença cerebrovascular crônica, onde os vasos cerebrais estão ocluídos parcial ou completamente. É uma patologia que não tem origem conhecida, ainda sem comprovação da causa dessa doença.  Ressaltando que existe uma diferença entre a síndrome e a doença de Moyamoya, na primeira encontramos causas aparentes como tumores no sistema nervoso central, pós radiação, síndromes genéticas, na segunda a causa não é conhecida, sendo acometido de forma bilateral.

Vasos De Moyamoya

Os primeiros sintomas patológicos descritos para essa doença foram em 1957, por Takeuchi e Schimizu, mas só em 1969 foi chamada de doença de Moyamoya por Suzuki e Takaku. Com uma incidência maior no Leste asiático e/ou descendentes.

A principal característica é uma alteração arterial (estenose), do segmento final artéria carótida interna, ou seja, quando entra no cérebro, oclusão da artéria cerebral média e / ou artéria cerebral anterior proximal.  Existem duas formas de apresentação, em idades bimodal, primeira década de vida e por volta do 3ra década: 1) a forma isquêmica cerebral, onde é vista mais frequente em crianças, sendo uma isquemia progressiva e tendo como manifestações iniciais crises convulsivas, declínio mental ou cognitivo; 2) a forma de hemorragia cerebral, manifestado como alterações do estado mental, déficits neurológicos motores e/ou sensitivos, alteração da fala, dificuldade para deambular, sonolência até mesmo coma, essa forma é mais comum em adultos jovens.

A incidência depende das regiões asiáticas e descendentes, podendo chegar a 1 / 100.000 pessoas no Japão, sendo maior na Coreia do Norte, já a incidência em América e Europa é mais baixa. A prevalência, dependendo da região, pode ser de 16 / 100. 000.  Existem estudos demostrando fatores genéticos tendo participação na patogênese da doença.

Avaliação de pacientes com sintomas neurológicos súbitos, mais em crianças, levam a pensar na Doença de Moyamoya. Para confirmarmos a patologia, temos vários exames de imagens. O mais frequente realizado por médicos na emergência do pronto socorro, é a tomografia computadorizada de crânio, onde podemos encontrar leões isquêmicas ou hemorrágicas. A angio ressonância magnética nuclear é um exame mais elucidativo quando pensamos em doença de Moyamoya, sobretudo em crianças menores de 2 anos de idade. O exame padrão ouro é a angiografia cerebral, método que conseguimos ver vasos pequenos e, por ser um estudo dinâmico, observamos com mais detalhes os vasos cerebrais. Existe um sistema de estadiamento que foi proposto por Suzuki, onde temos 6 estágios diferentes, corroborando com a orientação no momento do tratamento neurocirúrgico, onde não sempre a cirurgia será a primeira escolha para tratar, mas sabendo que a longo prazo, os pacientes acabam realizando algum tipo de tratamento cirúrgico.

O tratamento pode ser medicamentoso e/ou cirúrgico. Dependendo do quadro clinico do paciente, existem procedimentos em vários estágios, seja primeiro para drenar um hematoma ou para diminuir a pressão intracraniana. Existem diferentes técnicas para conseguirmos levar um fluxo sanguíneo na parte distal da oclusão. Lembrando que é uma patologia crônica e de caráter progressivo.

Junte-se a nós para saber mais sobre a patologia e os cuidados dos pacientes portadores de doença de Moyamoya.


1 comentário

  • Aridiene Paranhos disse:

    Meu nome Aridiene tenho 21 anos . , Passei mal 12 de outubro de 2020 fui no Upa no diagnóstico deles eu não tinha nada e mesmo assim nao estava falando e nem andando mandaram eu voltar pra casa depois de 3 dias minha mãe me levou no hospital pra fazer tomografia depois de algumas horas o resultado foi*AVC ESQUEMICO HEMORRAGICO* e depois disso foi uma grande jornada fiquei internada do hospital Getúlio Vargas, o Dr. Deu um encaminhamento pra ir na secretária de saúde e foi ai que eu entrei no hospital celebro em novembro e dai diante foram várias consultas com o Neurocirurgião e Neurovascular , eles muitos atencioso pra ver meu diagnóstico, em março de 2121 fiz cateterismo foi ai o diagnóstico *MOYAMOYA , fiz uma cirurgia mais to bem melhor graças a Deus , sou muito grata por tudo Dr.gonzalo e pela sua equipe que sempre foram atencioso e prestativo comigo ! Só tenho tenho agradecer !
    Mais uma vez Obrigado 😊❤🤗

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Leia Também:

Nenhuma Notícia Cadastrada

Todos os Artigos
Vamos Conversar?